Vamos falar de Stanislavski?
“A arte dramática é a capacidade de representar a vida do espírito humano, em público e em forma artística.” (Constantin Stanislavski)
Fala galera!
Vocês provavelmente já ouviram falar de um cara chamado Constantin Stanislavski, não é? Não? Não tem problema, deixa que a gente te conta quem ele é.
![Constantin Stanislavski](https://static.wixstatic.com/media/434a9e_83abcca82d7343ddb2e44c259a47168b.jpg/v1/fill/w_550,h_356,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/434a9e_83abcca82d7343ddb2e44c259a47168b.jpg)
(Constantin Stanislavski, imagem retirada da internet. Disponível em: http://kultme.com.br/)
Na Moscou de 1863 nascia o homem que iria revolucionar o teatro.
Ele foi ator, diretor, pedagogo, escritor e é o responsável pelo teatro como o conhecemos hoje.
Fundou com Fiédotov a Sociedade Literária de Moscou para estudar a arte teatral de forma mais aprofundada e, com Vladímir Dântchenco, o Teatro de Arte de Moscou, onde a revolução começou.
Stanislavski mudou o teatro ao criar um sistema de atuação próprio que é seguido até hoje. Seu método buscava deixar a atuação mais próxima do real e não tão exagerada como antes. Para isso quebrou valores tradicionais do teatro e se baseou em vários estudos sobre expressão corporal e vocal. A ideia deu tão certo que continua sendo a técnica mais usada pelos atores e inspirou vários outros métodos ao longo dos anos.
Mas por que será que esse sistema foi tão revolucionário? Fique ligado nos próximos posts aqui do Laboratório Teatral para acompanhar nossa série especial sobre o Sistema Stanislavski e explore um pouco mais desse método tão importante para o teatro moderno com a gente.
Até a próxima!