Sistema Stanislavski: Ação
Fala galera!
Estamos de volta com mais um post da Série Stanislavski!
Você sabe qual é o outro nome pelo qual o Sistema Stanislavski também é conhecido? Esse método também é chamado de "Método das Ações Físicas", ou seja, o elemento "Ação" é bastante presente nessa técnica, senão o principal, porque a sua atuação irá depender muito disso para parecer real. E o que esse elemento quer dizer?
![Ação](https://static.wixstatic.com/media/434a9e_e41e992db40a4d35acd136cc92a7f936~mv2.jpg/v1/fill/w_851,h_315,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/434a9e_e41e992db40a4d35acd136cc92a7f936~mv2.jpg)
Cada ação que o ator realizar em cena não deve ser feita simplesmente por fazer. Ela deve ser feita por uma razão. Por exemplo, se você fechar uma janela, não a feche por fechar. Feche porque estava saindo de casa ou porque estava fazendo frio, não importa, o importante é que isso tenha um propósito.
Quando estiver ensaiando ou mesmo atuando, o ator sempre deve analisar as ações do seu personagem com três questões:
O que eu estou fazendo?
Por que eu estou fazendo isso?
Como estou fazendo isso?
Essas três perguntas ajudam o ator a ter os objetivos da peça e do personagem um pouco mais claros na mente, o que faz com que ele atue melhor. Quanto mais você entender o seu personagem, mais fácil será interpretá-lo, porque toda ação deve vir do interior para que aparente ser real. Não tente simplesmente imitar uma emoção, você deve sentir ela. Se o seu personagem estiver sentindo frio, sinta frio, não aja como se estivesse sentindo.
E é aí que entra o papel de um outro elemento na atuação do ator... Mas só no próximo post!
Até lá!